sexta-feira, 13 de julho de 2007
TRICHOGASTER AMARELO
No meu primeiro aquário haviam vários peixes, entre eles um tricogaster, e este matou todos os outros (não me lembro quais eram). Como precaução, eu e meu pai preferimos não colocar outros peixes no aquário até que ele morresse, mas ele sobreviveu 3 anos sem bomba oxigenadora sozinho num aquário de 30x20x20. Aconselho esta espécie para qualquer um que está começando agora e quer um aquário bonito e ainda não conseguiu "pegar o espírito da coisa".
TRICHOGASTER AZUL
Os Guramis Azuis (Trichogaster sumatranus) são bastante agressivos, mas cada peixe tem seu próprio temperamento. Eu já tive alguns Guramis Azuis agressivos, mas em geral são bastante pacíficos. Aprendi que a melhor maneira de tranquilizar um Gurami agressivo é mantenê-lo com outros Guramis, para que não se sinta o "dono" do aquário, mas pelo contrário se veja forçado a conviver com outros tão grandes como ele. Eu sempre trato de ter 4 ou mais Guramis no mesmo aquário. Outro comentario: os Guramis Azuis podem conviver con peixes muito menores que eles (Tetras, Lebistes, etc) se crescem juntos e se há vários Guramis no aquário.
terça-feira, 3 de julho de 2007
TRICHOGASTER LEERII
sexta-feira, 22 de junho de 2007
COLISA LABIOSA
COLISA MEL
COLISA COBALTO
Eu tenho em meu aquário dois exemplares deste tipo de colisa, que quando comprei foi chamado de "Colisa Azul". Acho que o visual que dão em meu aquário não é comparado a nenhum outro peixe de mesmo porte. Gosto muito de colisas por serem peixes muito dóceis e em especial destes exemplares por se destacarem dentre os outros.
COLISA LALIA
quarta-feira, 20 de junho de 2007
MACROPODUS OPERCULARIS
Na minha opinião é um dos mais belos anabantideos, mas peca pela agressividade. Não é muito tolerante com os outros habitantes do aquário e costuma passar o tempo atacando os outros peixes. Consegui uma certa paz na época em que eu tinha um casal de Paraísos mantendo-os com peixes maiores: um casal de Tricogasters azuis e outro de Léris adultos, mas o Paraíso sempre perturbava os peixes menores. É um peixe para ser mantido num aquário só para eles (casal + uma fêmea) e bem plantado pois o macho vai perturbar a fêmea o tempo todo. Reproduzí-los e muito mais facil que qualquer outro anabantídeo, mas os pais devem ser retirados após a eclosão dos ovos, um ou dois dias depois. A coluna d´agua do aquário de reprodução deverá ter no máximo uns 12 cm de altura, pois os filhotes poderão morrer se forem para o fundo (pressão d´agua). Eu sugiro 2 machos e 3 fêmeas num aquário de pelo menos uns 70 litros. As cores dos machos ficam mais vivas e o aquário deverá ser bem plantado para um eventual fuga após uma disputa entre os machos. Não costumam brigar tão severamente como os Bettas. Já vi duas outras variedades, a azul (Macropodus opercularis concolor) e outra albina. Todas são muito belas.
BETTA SPENDENS
Bom pessoal, como tenho visto muitas dúvidas quanto à reprodução, alimentação e manutenção em geral dos Bettas, resolvi escrever este pequeno guia baseado em experiências próprias e muita leitura. Em 1849 o Betta foi descoberto, porém confundido com outra espécie e só após alguns anos o erro foi encontrado e enfim viram que se tratava de uma nova espécie que levara o nome de Betta Splendens. A sua forma selvagem é bem diferente das que conhecemos, tendo cauda curta e cores opacas. Basicamente são encontrados na Ásia (Tailândia, Vietnã, China e outros) em charcos e plantações de arroz. Devido a essa regionalidade os Bettas vivem em águas de pouca ou nenhuma correnteza, com baixos níveis de oxigênio dissolvido na água e, além disso, sua alimentação é basicamente feita de mosquitos, larvas e vermes que são encontrados em abundância nesses locais. Devido a esse fato, o seu sistema digestivo não comporta alimentos pesados (de difícil digestão como as famosas rações de "bolinhas"), muitas vezes levando o animal a ter sérios problemas digestivos, mas trataremos disso mais à frente.
O habitat ideal para o Betta: Um Betta bem cuidado vive tipicamente 3-4 anos em aquário. Os Bettas podem ser criados em aquários com no mínimo 2 litros, embora certamente vivam muito melhor em aquários não tão pequenos, tipo 20-40 litros. Cascalho fino ou areia (não a de praia!) e muitas plantas (como elódeas, cabombas, rabo de raposa, musgo de Java e etc) são ideais. Lembre-se que o objetivo é manter de forma adequada os Bettas e não as plantas, desta forma, procurem plantas que tenham uma maior resistência e suas necessidades não sejam de difícil manutenção, pois fatalmente elas irão morrer e ao menor sinal de apodrecimento deverão ser retiradas e repostas, para que não poluam a água rapidamente. O pH pode ser neutro ou ligeiramente alcalino, a temperatura deve estar entre 25 e 28°C (use pequenos aquecedores próprios para "beteiras") e um termômetro para saber a temperatura constantemente. Oscilações de temperaturas ou quedas bruscas de pH podem gerar mal estar súbito no animal e causar anomalias como Íctio e outras doenças.
A alimentação do Betta: Se você deseja somente manter Bettas saudáveis, forneça como sua alimentação principal a ração Tetra BettaMin, de duas a três vezes por semana dê artêmias, alternando com Enquitréias, Bloodworms ou outros vermes e/ou larvas. O principal objetivo é fornecer uma alimentação de fácil digestão para o Betta e rica em proteínas. Tenho a certeza que desta forma além de cuidados com a higiene do aquário e água, o seu animal irá lhe presentear com cores intensas e uma agressividade natural/característica da sua espécie. A alimentação preparatória para a reprodução está descrita mais abaixo, com uma dieta que irá fortalecer melhor o casal e ajudar posteriormente no processo de recuperação do peixe.
A reprodução do Betta: Com certeza pode-se dizer que este é o ponto alto de todo aquarista. Reproduzir nossos peixes é algo indescritível, emociona e fascina milhares de aquaristas por todo o mundo. Veremos a seguir os passos mais importantes para uma reprodução de sucesso e tranqüila. Vamos começar pela escolha do casal. Se você quer seguir determinada linhagem de cor, procure um casal parecido (nas características de cores, caudas, formato do corpo, agressividade, etc), mas se a sua intenção é ousar ou reproduzir somente de forma doméstica, a escolha é sua. O macho - Na hora da compra, ele deve ser maior que a fêmea (isso vai facilitar o "abraço nupcial"), os peixes devem ser ativos, agressivos e responderem prontamente ao lhes oferecer alimentos; peça para o vendedor dar um pouco de ração ao macho e aproveite para ver qual o alimento lhe é fornecido. Isso vai lhe ajudar mais para frente. A fêmea - Deve seguir os mesmos critérios de escolha do macho, deverá ter a aparência levemente “redonda”, e com o diferencial citado acima (tem de ser menor). Quando do acasalamento a fêmea irá apresentar listas bem escuras na vertical, e no orifício anal aparecerá um pontinho branco aparentando um minúsculo ovo. Escolhido o casal, é hora de começar a "turbinar" a sua alimentação, seguindo uma dieta rica em proteínas, principalmente para o macho que durante o processo de reprodução e manutenção dos alevinos, não irá se alimentar e poderá emagrecer bastante. Alguns animais chegam a falecer.
sábado, 16 de junho de 2007
VIVÍPARO ANÃO
MOLINÉSIA LATIPINNA
Há alguns meses atrás eu coloquei em meu aquário comunitário 8 molinésias latipina, já adultas e muito espertas. Adaptaram-se muito bem com os demais peixes, se mostrando bastante ativas desde o inicio. Gostam muito de explorar o aquário e se mostraram bastante resistentes à mudança de habitat. Preferem um pH bem mais alcalino e com a água com uma temperatura em torno de 24°C. Até o momento não tive qualquer problema com doenças ou mesmo morte dos peixes, mas ressalto que o acompanhento periódico do estado da água e de todo o aquário como um todo são fundamentais para o perfeito equilíbrio da vida aquática.
MOLINÉSIA PRETA
ESPADA MONTEZUMAE
Esta espécie de origem Mexicana, possui a espada Rascon sendo bastante fácil sua reprodução. Comecei com um terno e depois de seis meses já tenho 13 espadas com um certo tamanho considerado adulto e 68 considerado filhote. Ë uma espada cara e difícil de se encontrar. Se alimenta de tudo um pouco e com facilidade, e vive com tranquilidade entre 21 e 27°C.
sexta-feira, 15 de junho de 2007
ESPADA
Os Espadas são primos do Platy, preferencialmente de alimentação vegetal, também de cores alaranjadas, embora esta espécie seja originalmente esverdeada. Natural do México, esta espécie distingue-se pela bonita espada na cauda e tem tendência para água salobra, pelo que é aconselhável acrescentar umas pedras de sal ao aquário. Este procedimento afecta outras espécies, por isso só deve ser levado em conta, se colocado num aquário de biotipo. O macho atinge 10 cm e a fêmea 11. A sua reprodução é fácil, embora vivíparo, nem sempre se mostram disponiveis para nos mostrar os seus rituais de acasalamento. Os Espadas vivem, como é próprio da família, na parte superior do aquário. No comércio existem várias sub-espécies obtidas por selecção, existindo em grande maioria as de cores laranjas, no entanto, pode-se encontrar vermelhas, amarelas e mesmo negras. Extramamente sociável, prefere convivência com Guppys, Mollys e Platys.
segunda-feira, 11 de junho de 2007
PLATI
O Plati é um peixe pequeno, resistente, pacífico, muito colorido e ideal para alegrar aquários comunitários de iniciantes. Mas ele também é explorado para algumas funções bem menos nobres. Ele é um ótimo comedor de algas, inclusive algas filamentosas, e é uma boa opção para fazer o controle delas no aquário. Além disso, pelo fato de ser barato e reproduzir com muita facilidade, ele é bastante usado como alimento vivo para peixes predadores de água doce e marinhos.
domingo, 10 de junho de 2007
VAI ENCHENDO O AQUÁRIO COM BELEZA
sexta-feira, 8 de junho de 2007
VA ESCOLHENDO OS SEUS PEIXES
O Lebiste na forma selvagem (muitas vezes os machos) não têm um padrão de cor definido, sendo que você pode encontrá-lo nas cores verde, azul, alaranjado e vermelho com iridescência de fruta-cor, tudo misturado num único peixe. Ainda apresentam uma pinta negra de cada lado do corpo, incrementando ainda mais sua coloração. Não se encontra dois exemplares machos idênticos. As fêmeas são de um tom verde-oliva e bem maiores do que os machos. Estes por sua vez tornam-se uma presa fácil na natureza, por serem mais abertos a passeios do que as fêmeas, que vivem todas juntas e bem escondidas.
Eles foram espalhados pelo Brasil afora como combatente contra as larvas do mosquito transmissor da dengue. Ele foi escolhido pela sua grande predileção por larvas e pela sua grande resistência a águas impuras e com baixos teores de oxigênio. Na natureza, os Lebistes são um pouco territoriais e quando um entra no território do outro causa engraçadas e rápidas correrias pelo ambiente, sem maiores conseqüências. No aquário você pode alimentá-lo com alimentos secos em flocos e alimentos naturais como coração de boi e tubifex.
Hoje no mercado já encontramos variedades híbridas, resultado do cruzamento de um espécime selvagem e outro doméstico. Os machos são muito namoradores e estão constantemente correndo atrás das fêmeas para tentarem uma cópula. A gestação das fêmeas dura cerca de 30 dias e deve-se separar os adultos das crias, a fim de não haver canibalismo. As fêmeas selvagens, quando colocadas com machos domésticos, passam a rejeitar os seus parceiros selvagens. Isso ocorre pelo fato de que os machos domésticos terem um forte contraste de cor. Podem ser criados em qualquer lugar e sempre alegram o ambiente.
quinta-feira, 7 de junho de 2007
AQUAROFILIA
Contribuído por Michel Bruno
terça-feira, 5 de junho de 2007
FESTAS POPULARES
Amanha apareçam em cacilhas a partir das 20:00, momento em que se encerra o movimento de transito na rua Candido dos reis, para que se possa comemorar mais um dia de festejos dos Santos Populares, pois na quinta é feriado nacional, é o dia de todos os santos.
Amanha haverá um espectáculo de fados no palco numero 2, junto ao Burriquito e tambem haverá muita comida, sendo o principal prato a sardinha assada, mas este ano temos uma novidade, que é o churrasquinho brasileiro no Café Sabor & Art.
segunda-feira, 28 de maio de 2007
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL 2006/2007
quinta-feira, 24 de maio de 2007
O BRASIL É O PAIS COM MAIS QUEDAS DE ÁGUA "CACHOEIRAS" DO MUNDO
Estas sáo algumas das Cachoeiras existentes no Brasil. Só no Estado de Minas Gerais, existem mais de 400 cachoeiras, todas elas lindas e maravilhosas. Têm uma água tão fresca e limpa, que até apetece beber. Se juntarmos essas belas cachoeiras ao clima, então poderemos dizer k encontramos o local ideal para descançar o corpo e a mente.
quarta-feira, 23 de maio de 2007
VINGANÇA
Uma vez mais Paolo maldini ergueu a taça dos clubes campeoes europeus para o AC milan.
Até parece que se tratou de uma vingança da final de a 2 anos atras, onde os finalistas foram os msm.
a dois anos o MILAOl adiantou.se ate aos 3 a 0 e na segunda parte o LIVERPOOL chegou ao 3 a 3 e depois ganhou nas grandes penalidades. desta vez o Milao ganhou por 2 a 1 com dois golos de Inzaghi e foi a despedida de Maldini que vestiu a camisola do Milao durante 24 anos.
Parabens.
segunda-feira, 21 de maio de 2007
FINALMENTE
PARABÉNS AO PORTO E AO SETUBAL
Parabéns ao Futebol Clube do Porto por ter atingido o bi-campeonato ao Vitória de Setúbal por ter conseguido a manutençao na ùltima jornada deste campeonato tão equilibrado e díficil.
A seguir aqui fica os resultados desta ùltima jornada e respectiva classificação.
MARITIMO - BOAVISTA 1 - 2
S. BRAGA - NACIONAL 1 - 1
F.C.PORTO - D. AVES 4 - 1
BEMFICA - ACADEMICA 2 - 0
SPORTING - BELENENSES 4 - 0
NAVAL - V. SETUBAL 1 - 2
BEIRA MAR - P, FERREIRA 1 - 1
E. AMADORA - U. LEIRIA 1 - 1
1º - F.C.PORTO 69
2º - SPORTING 68
3º - BENFICA 67
4º - BRAGA 50
5º - BELENENSES 49
6º - P. FERREIRA 42
7º - U. LEIRIA 41
8º - NACIONAL 39
9º - AMADORA 35
10º - BOAVISTA 35
11º - MARITIMO 32
12º - NAVAL 32
13º - ACADEMICA 26
14º - V. SETUBAL 24
15º - BEIRA MAR 23
16º - D. AVES 22
sábado, 19 de maio de 2007
PRIMEIRA FINAL DA TAÇA DE INGLATERRA NO NOVO ESTADIO DE WEMBLEY
sexta-feira, 18 de maio de 2007
ANTÁRCTIDA ESTÁ MESMO A DERRETER
quinta-feira, 17 de maio de 2007
FINAL DA TAÇA UEFA 2006/2007
Uma vez mais duas equipas espanholas na final da taça uefa sendo elas:
O Sevilha O Espanhol
Ao fim de 90 minutos de jogo estavam empatados por 2 a 2 no marcado, tendo o sevilha se adiantado no marcador atraves de Adriano aos 18 minutos de jogo. Aos 28 minutos o Espanhol empatou atraves de Riera. Até aos 90 minutos continuou tudo igual. Já em pleno prolongamento, aos 105 minutos, Karouté marcou o segundo golo para o Sevilha, mas a 5 minutos do fim do prolongamento o Espanhol empatou atraves de Jônotas. Depois na marcaçao de grandes penalidades o Sevilha ganhou, devido a tres grandes defesas do seu guarda-redes
Palop.
No fim de tudo, recebeu este lindo troféu que a seguir mostramos.
quarta-feira, 16 de maio de 2007
CHIPRE E MALTA PODEM ADOPTAR O EURO EM JANEIRO 2008
DINOSSAUROS NO MUSEU DA LOURINHÃ
QUATRO SOLDADOS DA UNIÃO AFRICANA MORTOS NA SOMÁLIA
JOSÉ MOURINHO FOI DETIDO
CURIOSIDADE
E de onde poderia surgir algo táo insólito?
È claro k para lhe pôr os olhos em bico , so poderia surgir também da parte de alguem com os olhos em bico e aqui fica o exemplo:
FINAL DA TAÇA UEFA
o jogo sera em Glasgow as 19:45 com transmissao directa na RTP1.