sexta-feira, 8 de junho de 2007

VA ESCOLHENDO OS SEUS PEIXES


O Lebiste na forma selvagem (muitas vezes os machos) não têm um padrão de cor definido, sendo que você pode encontrá-lo nas cores verde, azul, alaranjado e vermelho com iridescência de fruta-cor, tudo misturado num único peixe. Ainda apresentam uma pinta negra de cada lado do corpo, incrementando ainda mais sua coloração. Não se encontra dois exemplares machos idênticos. As fêmeas são de um tom verde-oliva e bem maiores do que os machos. Estes por sua vez tornam-se uma presa fácil na natureza, por serem mais abertos a passeios do que as fêmeas, que vivem todas juntas e bem escondidas.
Eles foram espalhados pelo Brasil afora como combatente contra as larvas do mosquito transmissor da dengue. Ele foi escolhido pela sua grande predileção por larvas e pela sua grande resistência a águas impuras e com baixos teores de oxigênio. Na natureza, os Lebistes são um pouco territoriais e quando um entra no território do outro causa engraçadas e rápidas correrias pelo ambiente, sem maiores conseqüências. No aquário você pode alimentá-lo com alimentos secos em flocos e alimentos naturais como coração de boi e tubifex.
Hoje no mercado já encontramos variedades híbridas, resultado do cruzamento de um espécime selvagem e outro doméstico. Os machos são muito namoradores e estão constantemente correndo atrás das fêmeas para tentarem uma cópula. A gestação das fêmeas dura cerca de 30 dias e deve-se separar os adultos das crias, a fim de não haver canibalismo. As fêmeas selvagens, quando colocadas com machos domésticos, passam a rejeitar os seus parceiros selvagens. Isso ocorre pelo fato de que os machos domésticos terem um forte contraste de cor. Podem ser criados em qualquer lugar e sempre alegram o ambiente.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

AQUAROFILIA

















Como grande amante da modalidade, aqui vou deixando todos os dias fotos e informaçõus úteis para quem quer ter um bom aquário, bonito e vistoso. Vou começar pelo que me desperta mais o interessem que sao os peixes. os peixes de aquario dividem-se em várias espécies, sendo os Poecilídeos, os Anabantídeos, os Cipritídeos, os Caracídeos, os Ciclideos Americanos, os Ciclideos Africanos, peixes-gato cascudos, cobitídeos, kolifishes, peixes arco-iris, invertebrados e Outros.
A escolha do aquário que se planeja montar muitas vezes começa pela escolha dos peixes ornamentais que se pretende manter nele. Além de preferências pessoais, existem muitos outros fatores importantes que devem ser levados em conta a respeito de cada peixe: tamanho adulto, comportamento, preferências quanto à água, hábitos de alimentação, compatibilidade com outras espécies, e mais. Nesta seção você poderá apreciar belas fotos de peixes tiradas por mim ou por colegas na rede, representativos das muitas milhares de espécies disponíveis no hobby. Mas você também deve prestar atenção nas informações das tabelas, já que elas irão te ajudar a decidir se cada peixe é apropriado ou não para a sua atual ou futura montagem.
Para começar aqui fica tudo sobre o guppy.
Ficha Prática do GuppyNome Popular: Guppy, Barrigudinho, Lebiste, Bandeirinha, Sarapintado, Peixe-Arco-Íris, Guaru-Guaru, Bobó, Rainbowfish, Missionaryfish, Millionenfisch, Buntfleckkaerpfling etc.Nome Científico: Poecilia reticulata (Wilhelm C. H. Peters - 1859).Origem: Norte da América do Sul e América Central.Dimorfismo Sexual: Macho: Tem cores no corpo e nadadeiras. Sua nadadeira caudal costuma ser do mesmo tamanho do corpo. Pode chegar a medir 3 centímetros. Fêmea: Tem cores somente no pendúculo caudal e nadadeiras. Pode chegar a medir 5,6 cmTemperatura: De 25°C a 30°C. De preferência 27°C.Água: pH 7.0 a 7.2. dH 6 a 10.Alimentação: Onívora - Tubifex, larvas de mosquito, drosófilas, artêmia salina, dáfnias, infusórios, microvermes, enquitréias, minhocas de jardim, patê etc.
Contribuído por Michel Bruno

terça-feira, 5 de junho de 2007

FESTAS POPULARES


Amanha apareçam em cacilhas a partir das 20:00, momento em que se encerra o movimento de transito na rua Candido dos reis, para que se possa comemorar mais um dia de festejos dos Santos Populares, pois na quinta é feriado nacional, é o dia de todos os santos.
Amanha haverá um espectáculo de fados no palco numero 2, junto ao Burriquito e tambem haverá muita comida, sendo o principal prato a sardinha assada, mas este ano temos uma novidade, que é o churrasquinho brasileiro no Café Sabor & Art.