sábado, 16 de junho de 2007

VIVÍPARO ANÃO



Tive dois exemplares dessa espécie quando morava nos EUA. Com duas semanas tinham mais de 150 desses exemplares tomando conta do aquário...reproduzem-se muito rápido. Muito bom para aquários plantados.

MOLINÉSIA LATIPINNA



Há alguns meses atrás eu coloquei em meu aquário comunitário 8 molinésias latipina, já adultas e muito espertas. Adaptaram-se muito bem com os demais peixes, se mostrando bastante ativas desde o inicio. Gostam muito de explorar o aquário e se mostraram bastante resistentes à mudança de habitat. Preferem um pH bem mais alcalino e com a água com uma temperatura em torno de 24°C. Até o momento não tive qualquer problema com doenças ou mesmo morte dos peixes, mas ressalto que o acompanhento periódico do estado da água e de todo o aquário como um todo são fundamentais para o perfeito equilíbrio da vida aquática.

MOLINÉSIA PRETA



As Mollys são peixes vistosos, principalmente os machos com cauda de lyra (ou véu). Bastante comilões e ligeiramente maiores que os Espadas e Platys, são extremamente activos, por vezes agressivos entre si e para com os peixes mais pequenos, fundamentalmente quado existem muitos machos no aquário. Existe uma vário leque de padrões de Mollies, mas a grande maioria são alaranjadas, no entanto, existem brancas, pretas, mármores, verdes e outras cores. Preferem principalmente alimentos vegetais e nadam na parte superior do aquário. No que diz respeito à sua reprodução, é bastante fácil, visto ser vivíparo. Prefere águas com pH por volta dos 7.0 e pode atingir 12 cm ou mais.

ESPADA MONTEZUMAE




Esta espécie de origem Mexicana, possui a espada Rascon sendo bastante fácil sua reprodução. Comecei com um terno e depois de seis meses já tenho 13 espadas com um certo tamanho considerado adulto e 68 considerado filhote. Ë uma espada cara e difícil de se encontrar. Se alimenta de tudo um pouco e com facilidade, e vive com tranquilidade entre 21 e 27°C.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

ESPADA



Os Espadas são primos do Platy, preferencialmente de alimentação vegetal, também de cores alaranjadas, embora esta espécie seja originalmente esverdeada. Natural do México, esta espécie distingue-se pela bonita espada na cauda e tem tendência para água salobra, pelo que é aconselhável acrescentar umas pedras de sal ao aquário. Este procedimento afecta outras espécies, por isso só deve ser levado em conta, se colocado num aquário de biotipo. O macho atinge 10 cm e a fêmea 11. A sua reprodução é fácil, embora vivíparo, nem sempre se mostram disponiveis para nos mostrar os seus rituais de acasalamento. Os Espadas vivem, como é próprio da família, na parte superior do aquário. No comércio existem várias sub-espécies obtidas por selecção, existindo em grande maioria as de cores laranjas, no entanto, pode-se encontrar vermelhas, amarelas e mesmo negras. Extramamente sociável, prefere convivência com Guppys, Mollys e Platys.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

PLATI



O Plati é um peixe pequeno, resistente, pacífico, muito colorido e ideal para alegrar aquários comunitários de iniciantes. Mas ele também é explorado para algumas funções bem menos nobres. Ele é um ótimo comedor de algas, inclusive algas filamentosas, e é uma boa opção para fazer o controle delas no aquário. Além disso, pelo fato de ser barato e reproduzir com muita facilidade, ele é bastante usado como alimento vivo para peixes predadores de água doce e marinhos.

domingo, 10 de junho de 2007

VAI ENCHENDO O AQUÁRIO COM BELEZA



Esse Poecilídeo, oriundo da Venezuela, foi descoberto pelo canadense John A. Endler, de cujas mãos alguns exemplares chegaram indiretamente ao alemão Klaus Kallman do Aquário de Nova Iorque. Kallman os levou à Alemanha, de onde se difundiram pela Europa. Por mais incrível que pareça, o Poecilia Endler ou Guppy de Endler, como também é chamado, é mais conhecido na Europa que no Brasil. O Endler lembra um pouco o nosso Poecilia vivipara pelas manchas coloridas que possui na cauda e no corpo. Diferentemente do Poecilia vivipara, porém, que possui pintas coloridas apenas na cauda e em parte do corpo, o Poecilia Endlers tem colorido mais forte e distribuído por todo o corpo. No seu Habitat, a Laguna de Los Patos, na Venezuela, esse peixe vive em água alcalina a 27°C, mas segundo se diz, adapta-se facilmente a outros tipos de água e temperaturas. Quanto ao tamanho, ele é um pouco menor que o guppy, tanto fêmeas quanto machos.